A beleza da ponte - Art Déco em grande escala


A Ponte Golden Gate é um dos maiores exemplos do estilo Art Déco do mundo.

O estilo Art Déco, que deve seu nome à Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas (em francês, Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes) realizada em Paris em 1925, foi usado pelo arquiteto Irving Morrow para imprimir toques estéticos por toda a ponte, como formas chanfradas ou inclinadas e para exprimir verticalidade.

Mais imagens

 

Vista da torre, de baixo para cima.

 

O design chanfrado e os suportes angulares escalonados nos tirantes horizontais da ponte não são estruturais; foram incluídos para efeito visual.

 

As lâmpadas viradas para baixo são postes de iluminação para o tráfego da Highway 101 que passa pela ponte. As lâmpadas redondas viradas para cima enfatizam a altura das torres à noite, uma técnica de iluminação para o alto muito utilizada nos arranha-céus Art Déco da década de 1930, como o Edifício Empire State.

 

Os pórticos de concreto nas extremidades da parte em arco da ponte têm uma forma chanfrada tanto no plano quanto na elevação. Suas partes superiores são outra característica da Art Déco: elas não encontram o céu com a forma quadrada de um teto plano, mas sim com formas verticais em ziguezague.

 

Uma joia da Art Déco escondida no lado norte da ponte, em Marin, vista da Bateria Spencer.

 

O concreto na base da torre sul também recebeu tratamento Art Déco.