História do projeto e da construção da ponte: suspendendo o tabuleiro da pista de rolamento

As treliças de aço de cada lado da estrutura do tabuleiro da pista ao longo de sua extensão podem ser identificadas por seus triângulos. As treliças suportam as vigas que levantam a pista e fortalecem a estrutura do tabuleiro contra o vento. Elas estendem-se por 15 metros (50 pés) entre os cabos de suspensão vertical de aço que as sustentam. Os suspensores verticais puxam o peso do tabuleiro, junto com seu tráfego, até os cabos principais. Quando foram instalados, os 250 pares de cabos de suspensão lembravam as cordas de uma harpa gigantesca.

A vantagem de uma ponte pênsil é que, depois que as torres, as ancoragens e os cabos principais estão instalados, não são necessários suportes temporários sob a ponte para construir o tabuleiro da pista de rolamento. O tabuleiro é construído em seções, partindo das torres de um modo equilibrado, cada seção pendendo dos cabos de suspensão.

A parte final da estrutura total, a estrutura do tabuleiro da pista de rolamento com sua pavimentação, foi colocada em 19 de abril de 1937, cerca de um mês antes da inauguração da ponte.

 

Mais imagens


Vigas de aço sólido de um lado a outro na largura do tabuleiro são sustentadas pelas treliças de aço que se estendem pelo comprimento da ponte. Sob o tabuleiro, está a rede temporária de segurança.

Imagem cortesia de GGBHTD (Bev Washburn Collection)

 


As treliças de aço podem parecer pequenas vistas de longe, mas têm 7,8 metros (25 pés) de profundidade.

Imagem cortesia da Biblioteca Bancroft, Universidade da Califórnia, Berkeley


Vista para o norte, em direção à extremidade da ponte do Condado de Marin. Os cabos de suspensão estão posicionados, prontos para a instalação do tabuleiro.

Imagem cortesia da Biblioteca Bancroft, Universidade da Califórnia, Berkeley


No primeiro plano à esquerda vê-se um grampo chanfrado ou braçadeira do tirante do cabo principal, com cabos de suspensão de aço passando sobre ele e presos ao tabuleiro para mantê-lo suspenso.

Imagem cortesia da Biblioteca Bancroft, Universidade da Califórnia, Berkeley