Nevoeiro, aço, sal, ferrugem e pintura


Apenas raramente a Ponte Golden Gate precisa enfrentar terremotos ou ventos fortes, mas diariamente ela precisa lutar contra outra ameaça: a corrosão do aço que cria um subproduto denominado ferrugem.

O aço é uma liga composta principalmente de ferro, juntamente com pequenas quantidades de outros elementos, como carbono ou níquel. Quando o aço é exposto ao oxigênio do ar e à água, o ferro se altera por meio de um processo químico denominado corrosão. Essa alteração cria a ferrugem que corrói o aço, tornando-o ligeiramente menor e mais fraco do que antes de a corrosão acontecer. Na ponte, felizmente, as seções de aço tiveram seu tamanho originalmente aumentado prevendo a corrosão e outras ameaças.

O vapor d'água que evapora do mar está por toda parte em volta da ponte e frequentemente esfria e condensa-se formando o nevoeiro. A corrosão é acelerada pela presença do sal. O ar marinho em torno da ponte não só fornece a água necessária para a ferrugem -- ele também está carregado de milhões de diminutas partículas de sal.

Na década de 1930, a tinta primer original da ponte continha dois terços de chumbo (por peso). O chumbo é um bom material para evitar ferrugem, mas é prejudicial para as pessoas e o meio ambiente. Atualmente, diferentes áreas da ponte são repintadas a cada dez ou vinte anos. Devido a preocupações ambientais, o primer de hoje contém zinco em vez de chumbo. O zinco protege o aço porque ele oxida mais facilmente do que o aço. O zinco serve como um metal de sacrifício, portanto o aço não enferruja quando o zinco está presente. Por cima do primer de zinco há uma demão final de tinta na cor característica da Ponte Golden Gate denominada laranja internacional.

Mais imagens

 

Close-up de rebites com ferrugem -
Quando a camada de tinta protetora descasca ou racha, o aço fica exposto ao oxigênio e à água, o que dá início à corrosão. É necessária manutenção para remover toda a ferrugem até chegar ao aço antes de reaplicar o primer e as camadas finais de tinta.

 

Além do laranja internacional, outros esquemas de cores foram considerados quando a ponte foi construída. Uma alternativa proposta foi um desenho listrado para torná-la mais visível para embarcações e aviões.

 

Nevoeiro na Golden Gate.

 

 

Mais nevoeiro na Golden Gate.