Golden Gate Bridge, Highway & Transportation District

História do projeto e da construção da ponte


O Estreito de Golden Gate é uma garganta em uma cadeia de montanhas que foi cortada por um antigo rio que passava pelo que era, até 10.000 anos atrás, um vale seco. Isso foi quando o nível do mar era 100 metros mais baixo do que hoje. O derretimento do gelo causado pelo fim da última Era Glacial elevou o nível do mar e as águas do oceano voltaram lentamente para a garganta do rio, formando a Baía de São Francisco. Atualmente, 60% da chuva e da neve que caem no Estado da Califórnia ainda escoam pelo Golden Gate.

O Estreito de Golden Gate é a causa das marés fortes, dos ventos frequentes, do nevoeiro e da maresia, todos aspectos que são verdadeiros desafios para a construção de pontes. Além disso, a terrível Falha de San Andreas, causa do terremoto de 1906 em São Francisco, está a apenas 11 quilômetros (7 milhas) da costa.

Os nativos americanos já viviam em torno da Baía de São Francisco há pelo menos 4.000 anos. Depois que os exploradores espanhóis descobriram os vários recursos naturais da área e o quanto a baía seria útil como porto, eles criaram um povoado em 1776 denominado Yerba Buena, posteriormente rebatizado de São Francisco.

Em 1848, a população da cidade era inferior a 500 habitantes; em 1849, por causa da Corrida do Ouro, subitamente ficou dez vezes maior. Logo após 1900, a população da região da Baía havia chegado a um milhão. A importante rodovia norte-sul da Califórnia, a Highway 101, precisava atravessar o Gate para tornar-se uma artéria de transporte estadual viável.

Nas primeiras décadas do século XX, a engenharia civil fez consideráveis progressos em projetos e construções de pontes de vãos extensos. Uma grande ponte sobre o Gate, uma visão impossível antes dessa época, tornou-se uma possibilidade desafiadora. Apesar da oposição política, dos fundos escassos na Grande Depressão que começou em 1929 e dos imensos desafios físicos de se construir uma ponte cruzando a distância de um quilômetro e seiscentos metros de água, as pessoas de seis condados do norte da Califórnia votaram por financiar a Ponte Golden Gate. Engenheiros e operários da construção com imaginação, coragem e determinação se uniram para projetar e construir o que até então era considerada “a ponte que não poderia ser construída”.

Saiba mais


1.  Uma ponte sobre o Gate - o início


2.  A engenharia do projeto


3.  Trabalhando debaixo d'água


4.  Uma banheira para a Torre Sul

 


5.  A ponte com as torres mais altas do mundo


6.  Trefilação dos cabos principais


7.  Suspendendo o tabuleiro da pista de rolamento

 

8.  Faz parte do trabalho

 


9.  Um monumento duradouro